PDF (ideal para leitura offline e impressão): Link
Texto original (em inglês): Link

Páginas

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Perguntas Sobre Namoro (Parte 3)

"Eu realmente me sinto atraído por uma jovem cristã e ando sentindo isto a algum tempo. Mas eu não sei se ela está interessada em mim, e tenho medo de ser rejeitado. Como faço para que ela saiba que eu tenho sentimentos por ela?"

"Sejam homens de coragem, sejam fortes." (1 Coríntios. 16:13). De fato, é algo assustador se aproximar de uma jovem irmã pela qual você tenha desenvolvido sentimentos e contar a ela o que você sente. E o pensamento de ser rejeitado por alguém que tem atraído seu coração pode fazer seus joelhos, que uma vez foram fortes, virarem geleia! Mas Deus te criou como um homem e Ele quer que você aja como tal. Ele lhe dará graça para isso.

Como é que um homem age? Ele assume a liderança, ele faz o primeiro movimento para expressar seu interesse por uma jovem. Rute foi aconselhada por sua madrasta sobre Boaz, "Espera, minha filha, até que saibas como irá o caso, porque aquele homem não descansará até que conclua hoje este negócio." (Rute 3:18). Digo mais uma vez: você é o homem, e a você cai a responsabilidade de iniciar um namoro ao expressar seu interesse por uma irmã.

Há, naturalmente, uma infinidade de maneiras de expressar o seu interesse, e o Senhor irá guiá-lo para o caminho certo, por circunstâncias particulares. Não existem regras para isso, apenas a direção de Deus.

Gostaria de acrescentar uma coisa. É bom (embora talvez nem sempre possível) que os pais da jovem saibam sobre suas intenções. Nossa sociedade incentiva os jovens, especialmente moças, a serem pensadores independentes e a agir de forma independente. Mas o princípio da independência não é encontrada na Palavra de Deus. Em vez disso, encontramos lá: "na multidão de conselheiros há segurança" (Provérbios 11:14). Além disso, lemos sobre Jacó que, quando expressou seu amor e desejo de ter Raquel como sua esposa, falou com seu pai primeiro (Gênesis 29:15).

Você ainda sente medo de que seus sentimentos se tornem conhecidos pela garota que você gosta? Você não está agindo como um homem! Você vai precisar da sabedoria de Deus para saber quando e como expressar esses sentimentos, mas mantê-los escondidos não é o que um homem de Deus faz. Além disso, não é justo que a jovem não fique sabendo de seus sentimentos. É claro que ela pode dizer que não está interessada - o Senhor permite que ela tenha uma vontade em relação a um companheiro para sua vida - assim como perguntaram à Rebeca: "Irás tu com este homem?". Ela poderia ter dito "não, eu não vou ", o que teria marcado o fim do assunto. Essa foi uma decisão dela e, no caso de Rebeca, ela disse, "Eu irei". Mas o homem (neste caso, o servo de Abraão) fez a pergunta, não a mulher.

Seja homem, querido jovem irmão, seja homem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário